sábado, 3 de agosto de 2013

Movimentos fazem ato na Câmara de Vereadores de Maceió! Somos Todos Santa Lúcia!

Nesta quinta-feira, 01/08, os movimentos sociais de luta por reforma urbana e as famílias dos trabalhadores sem-teto que foram violentamente expulsos da ocupação da Santa Lúcia, juntamente com a Frente Pelo Passe Livre (FPPL), ocuparam a Câmara de Vereadores de Maceió. Houve a presença da CSP-Conlutas e dos demais movimentos no plenário da Câmara, com direito a intervenções do DCE-UFAL e da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre e dos demais movimentos durante o ato. O dia 01 foi o dia de volta da Câmara às suas atividades, após o recesso.

A ação dos movimentos sociais teve como objetivo pressionar os vereadores de Maceió a dar um posicionamento sobre o passe-livre estudantil, rumo à tarifa zero, que é uma proposta que já vem tramitando na Câmara, Essa reivindicação vem junto com a redução do atual valor da tarifa de ônibus de 2,30 para 2,10, que era o valor anterior ao aumento.

Além disso, a aliança dos estudantes com os movimentos e ocupações urbanas também foi uma outra característica importante: a mobilização também foi em solidariedade às famílias sem-teto que recentemente foram expulsas do bairro da Santa Lúcia. Esses moradores estão ocupando no momento o antigo prédio do INSS, situado em frente à Praça Palmares, no Centro da cidade. O movimento também exigiu dos vereadores a defesa dessas famílias contra a ameaça de reintegração de posse, que chegou no último dia 31.

As falas dos estudantes e dos moradores foram marcantes na Tribuna. "Hoje são centenas de famílias em Maceió que não têm onde morar. Viemos reivindicar moradia e pedir que os vereadores coloquem as necessidades da população em pauta. Nós não somos marginais, nem bandidos, estamos apenas cobrando qualidade de vida, moradia, saúde e educação. Tudo isso está na Constituição Brasileira", disse uma das moradoras que está na ocupação.

As estudantes Luciane Araújo, da Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre e Laís Cavalcante, do DCE-UFAL, reafirmaram a necessidade de prestar solidariedade material e defesa dos moradores contra a repressão e colocaram na ordem do dia a reivindicação do passe-livre. “Buscamos nosso direito e queremos que os vereadores coloquem na ordem do dia a apreciação do projeto 'Passe Livre' para garantir gratuidade nas passagens para estudantes. Assim, queremos sair daqui no mínimo com uma redução no atual valor da passagem" afirma Luciane. A ocupação, que durou cerca de 3 horas, conseguiu ter seus objetivos cumpridos. Conseguiu uma resposta dos vereadores sobre as pautas exigidas.

A CSP-Conlutas Alagoas tem apoiado as lutas dos moradores ocupados e da Frente em Defesa do passe Livre, e por meio desta nota manifestamos total apoio a luta e defesa dos direitos dos estudantes e trabalhadores maceioenses à um transporte público, estando junto em favor do passe livre para estudantes e desempregados. Também estaremos lado a lado com os moradores despejados da Santa Lúcia, na resistência contra a ordem de despejo judicial. Além disso, o SINDIPETRO AL/SE, filiado a Central, está sendo um ponto de arrecadação de alimentos e roupas para os moradores ocupados.

Acreditamos que o movimento não terminou nesse dia. Toda uma jornada de lutas que preparam para o dia nacional de paralisações, o dia 30 de agosto, ainda está por vir, e a pauta de moradia também será levantada, assim como do transporte público. Com estudantes, trabalhadores e o movimento popular, a luta é uma só.




Nenhum comentário:

Postar um comentário