quinta-feira, 2 de maio de 2013

Primeiro de Maio Classista reúne mais de 4000 trabalhadores na orla de Maceió

Os trabalhadores alagoanos foram às ruas denunciar o descaso do governo com a Educação, Saúde e Segurança Pública
 
Mesmo em baixo de chuva, mais de 4000 trabalhadores e estudantes reuniram-se neste dia do trabalhador na orla de Maceió em protesto contra o descaso do governo estadual de Alagoas com as áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública. O protesto fez parte da Jornada de Lutas em Defesa de Alagoas, e contou com a presença da CSP Conlutas, de dezenas de entidades e centrais sindicais, movimentos populares e de diversas entidades estudantis. 

 
Os trabalhadores foram às ruas para denunciar o descaso do governo do Estado com as áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública. Segundo Paulo Bob, do Sindipetro AL/SE, este primeiro de maio de unidade contra o governo Téo Vilela foi muito importante, o povo de Maceió veio às ruas por não aguentar mais os sucessivos ataques e descasos do governo estadual e federal. “Esse é um governo dos usineiros, e, por isso, o estado vive neste caos. Não tem dinheiro para educação, saúde, servidores públicos e etc, porque Téo privilegia a oligarquia sucroalcooleira da qual faz parte. Mas os problemas de Alagoas não se resumem a Téo Vilela e PSDB. A CUT e a CTB não podem continuar fingindo que o governo federal, o governo de Dilma e do PT, não tem nada com isso. Assim como faz o Téo, Dilma tem injetado dinheiro no agronegócio, oferecido pacotes de ajuda aos usineiros, enquanto isso, a reforma agrária encontra-se parada e os preços dos alimentos sobem”, afirmou.
 
Lylia Rojas, da oposição do SINDPREV, lembrou a situação calamitosa que vive os trabalhadores alagoanos, principalmente no setor de segurança. “Hoje Alagoas é cobaia do plano Brasil Mais Seguro que, na prática, só tem servido para matar a juventude negra e pobre. Esta não é a solução para a violência no estado. É preciso cobrar do governo Federal e Estadual uma política de segurança que esteja a favor da classe trabalhadora”, ressaltou.
 
Além da precarização e da falta de investimento nos setores básicos, os governos de Téo e Dilma tem estado de mãos dadas na política para privatizar cada vez mais o setores públicos, principalmente na saúde com as Organizações Sociais. Para Davi Menezes, oposição do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos da UFAL, O PSDB é mestre em privatizações e o Téo tem aplicado todo o seu repertório em Alagoas, mas, a Dilma, apesar do discurso, não tem feito diferente. “Agora mesmo, está entregando os Hospitais Universitários para ser geridos por uma empresa de caráter privado. O HU que hoje é referência em Alagoas e até então é 100% SUS, está sendo entregue aos planos privados de saúde. O governo Dilma também privatiza em outras áreas, como no caso dos aeroportos, dos estádios da Copa, dos leilões do petróleo”, ressaltou.
 
Davi Menezes lembrou ainda que no ano passado os servidores federais fizeram uma greve história contra a precarização do trabalho e dos serviços e contra o arrocho salarial imposto. ”As mesmas lutas que travam os servidores estaduais de Alagoas são as travadas pelos servidores federais. Téo e Dilma também estão juntos nos ataques aos servidores públicos. Assim como Téo só tem dinheiro para os usineiros, Dilma também só tem dinheiro para os grandes empresários, para as empreiteiras, para os banqueiros e para o agronegócio, e se recusa a investir 10% do PIB para educação publica e 6% para saúde”.
 
É evidente que não é possível derrotar Téo sem também derrotar a política de Dilma, ambos governam para os patrões. A CUT e a CTB, bem como partidos como o PT e o PCdoB, só lutam contra o PSDB em Alagoas, mas se calam perante o governo Dilma do PT porque estão comprometidos com ele.
 
Nós da CSP-Conlutas somos independentes dos patrões e de todos os governos. Não estamos amarrados ao governo Dilma e por isso denunciamos sua política econômica que tem sido nefasta para os trabalhadores. Entendemos que para defender Alagoas é preciso combater o Téo Vilela e denunciar as políticas do Governo Federal do PT que prejudicam os trabalhadores.
 
Confira a galeria de fotos!!!
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário