sexta-feira, 14 de junho de 2013

ATO MARCA EM MACEIÓ O DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS



Nesta quinta-feira (13/06) tivemos um importante ato contra o aumento das passagens de ônibus em Maceió. Cerca de 700 estudantes e trabalhadores foram às ruas do centro de Maceió para dizer que não tolerariam nenhum aumento e para lutar por um outro modelo de transporte urbano. Por um transporte verdadeiramente público, que seja gratuito e que garanta, com qualidade, a mobilidade urbana. Esse protesto foi parte do dia nacional de luta contra os aumentos nos transportes.

Parabenizamos a Anel-AL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre), por ter realizado o chamado deste ato em Maceió, e a todas as entidades e lutadores(as) que o construíram. Fizemos um ato pacífico e muito vitorioso. Isso pôde ser sentido durante o seu trajeto, quando os manifestantes eram constantemente cumprimentados pela população em sinal de apoio. 

Seguindo o exemplo de outras cidades (São Paulo, Rio Grande do Sul, Natal, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, etc), o movimento em Maceió coloca-se não somente contra os preços abusivos, os aumentos extorsivos e a péssima qualidade dos serviços. Exige, sobretudo, o direito ao transporte público de qualidade, o que implica em uma outra perspectiva de mobilidade urbana. O transporte urbano não pode ser tratado como mercadoria a serviço dos lucros dos empresários. Afinal, sem transporte urbano, o povo não tem acesso a nenhum direito, como saúde, educação, lazer, etc.

É preciso que o movimento continue organizado e se fortaleça para barrar mais esse aumento. Em reunião com o Tribunal de Justiça, a Transpal e a SMTT acordaram em “adiar” a proposta de aumento 1º para julho. Evidentemente, essa prorrogação é mais uma tentativa de desmobilizar o movimento para impor o aumento na surdina. Por isso, não devemos ter nenhum ilusão, temos que continuar a luta.

Fazemos um chamado a todas as entidades que ainda não se incorporaram a esta luta em defesa de um transporte público de qualidade em Maceió. Acreditamos que a CUT e a CTB devem se fazer presentes nas próximas atividades para fortalecer a unidade dos trabalhadores e estudantes.

Contra o aumento das passagens! Nenhum centavo a mais!
Passe-Livre Já!


Solidariedade aos presos políticos de São Paulo e Rio de Janeiro. 
Lutar é direito! Lutar não é crime!

Os atos massivos em São Paulo e Rio de Janeiro estão sofrendo grande repressão policial. As manifestações têm sofrido com a provocação da PM, que segue as passeatas jogando gás pimenta e realizando prisões arbitrárias. Ativistas que estão se manifestando de forma pacifica são detidos, enquanto uma pequena minoria parte para o confronto com a PM. Até jornalistas que cobrem os atos estão sendo presos. 

Para os detidos estão sendo estipuladas fianças de R$ 3.000,00 a R$ 20.000,00. E mais, vários são enquadrados nos crimes como: Danos Patrimoniais, Cárcere Privado e Formação de Quadrilha! Esses crimes são inafiançáveis e os presos estão sendo removidos para os presídios. Trata-se de uma política fascista de criminalização da luta.

Temos que iniciar uma grande campanha de solidariedade e exigir a libertação imediata de todos os presos políticos e o fim da repressão às manifestações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário