quarta-feira, 26 de junho de 2013

Quinta-feira (27) é Dia Nacional de Luta pelas reivindicações dos trabalhadores! Todos às ruas!


Na próxima quinta-feira, dia 27/06, teremos um dia nacional de lutas onde iremos realizar um grande ato de unidade de trabalhadores e estudantes. Em Alagoas, a Frente pelo Passe Livre em Maceió, realizou uma grande plenária, com cerca de 200 pessoas, representando diversos segmentos da sociedade, onde foi definido um grande ato com concentração as 15h na Praça Centenário. A plenária também definiu a seguinte pauta  de reivindicação central (mas outras pautas e reivindicações poderão ser levantas livremente pelos manifestantes):


1- ESTATIZAÇÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS; 
2- REDUÇÃO IMEDIATA DA TARIFA PARA R$ 2,10 - RUMO AO PASSE LIVRE 
3- PASSE-LIVRE PARA ESTUDANTES E DESEMPREGADOS;
4- REFORMA URBANA JÁ: PELA ENTREGA IMEDIATA DO TERRENO NA SANTA LUCIA AOS MORADORES; 
5- DENUNCIA DA VIOLÊNCIA NO ESTADO, PRINCIPALMENTE A QUE ATINGE A JUVENTUDE NEGRA DA PERIFERIA. 



Veja abaixo a Convocação Nacional da CSP-Conlutas e do Espaço de Unidade de Ação:


Organizar em todo país, greves, paralisações e manifestações de rua  
Fonte: http://cspconlutas.org.br/

Vivemos um momento muito importante em nosso país. A juventude brasileira deu o exemplo e foi às ruas protestar contra o preço e a qualidade do transporte coletivo nas grandes cidades. Desencadeou com isso um amplo processo de mobilização popular que sacudiu o Brasil nos últimos dias, em protesto contra todas as mazelas que tem afligido a vida dos trabalhadores, trabalhadoras e da juventude.   


Todo este processo de mobilização já conquistou vitórias importantes, como a redução do preço das tarifas em várias cidades, incluindo as maiores do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, a luta deve continuar, precisamos transformar esta vitória na primeira de uma série de muitas outras. Só dessa forma poderemos transformar para melhor o nosso país e a vida dos trabalhadores brasileiros.   

Para isso é muito importante, além da participação nas mobilizações que estão acontecendo, que a classe trabalhadora entre de forma organizada nesta luta, trazendo suas reivindicações e cobrando dos governos o seu atendimento. Precisamos cobrar do governo Dilma que ao invés de ficar fazendo propaganda na TV, atenda as demandas dos trabalhadores. E a mesma cobrança devemos fazer aos governos estaduais e municipais, sejam eles do PT, do PSDB ou do PMDB.   

São estes governos, do federal aos municipais, os responsáveis pela situação em que se encontra o país e vida do nosso povo. Eles tem muita agilidade e disposição política quando é para atender aos interesses das empreiteiras, dos bancos, das indústrias e do Agronegócio. Mas quando se trata de atender às nossas demandas parecem uma lesma paralítica!  

Por esta razão a CSP-Conlutas, e as entidades que compõem o Espaço de Unidade de Ação, decidiram convocar seus sindicatos, movimentos populares e organizações estudantis, a organizarem uma dia de lutas em todos o país, no dia 27 de junho. A orientação é fazer greves, paralisações e manifestações de rua, aquilo que for mais adequado à situação concreta de cada categoria, cidade ou região. O que é fundamental é que, por todo o país hajam manifestações dos trabalhadores cobrando o atendimento de suas reivindicações.   

Acreditamos que esta iniciativa da CSP-Conlutas e do Espaço de Unidade de Ação deve ser só uma primeira iniciativa, assim como fez também o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que paralisou fábricas dias atrás para exigir melhoria e redução do preço do transporte coletivo. A necessidade do momento é generalizar iniciativas para por nossa classe em luta, organizar uma greve geral que possa obrigar o governo Dilma, os governos dos estados e dos municípios a atender as demandas dos trabalhadores e da juventude.   

Para isso é preciso que as centrais sindicais majoritárias no país se disponham a lutar contra o governo, pois são eles os responsáveis por toda esta situação e é destes governos que precisamos cobrar as mudanças e o atendimento das nossas reivindicações.Só dessa forma seria possível unir nossas forças para colocarmos a classe trabalhadora na direção de todos este processo de lutas e fazer dele uma força que mude para melhor o Brasil. É com essa compreensão que a CSP-Conlutas e as entidades que compõem o Espaço de Unidade de Ação, ao mesmo tempo que convocam o Dia Nacional de Lutas para 27 de junho, mantem a discussão com as demais centrais sindicais, propondo a convocação conjunta de uma jornada de lutas muito mais ampla, em base a uma pauta que possa ser comum.   

Nossas reivindicações:  
- menos recursos para a Copa e para as grandes obras / mais recursos para a saúde educação / plano de obras para construir moradias populares, hospitais e escolas /  
- redução do preço da tarifa de transporte e melhoria da qualidade / implantação da tarifa social ou tarifa zero / estatização dos transportes coletivos;   
- congelamento dos preços dos alimentos e das tarifas públicas;  
- aumento dos salários para compensar a inflação;   
- reforma agrária;   
- menos dinheiro para os bancos e mais recursos para políticas sociais como os 10% do PIB para a educação pública, já e pagamento do piso nacional dos educadores / para isso suspender o superávit primário e o pagamento da dívida externa e interna para bancos e especuladores;  
- redução da jornada de trabalho;   
- fim do fator previdenciário / recomposição do valor das aposentadorias / anulação da reforma da previdência de 2003;   - defesa do patrimônio público / contra as privatizações e os leilões do petróleo / contra o PL 092 que privatiza o serviço público / revogação da EBSERH que privatiza os hospitais;   
- contra a precarização do trabalho e o PL 4330, das terceirizações;  
- contra a corrupção / contra a PEC 37;   
- contra a repressão, a violência policial e a criminalização das lutas e organizações dos trabalhadores.  

 Trata-se aqui de uma plataforma base, que pode ser acrescida de demandas que estejam faltando, ou mesmo ser utilizada de forma parcial, de modo a focar nas questões concretas de cada categoria ou setor social.   Organização das lutas   Por outro lado, é preciso organizar a luta em cada estado e região. É muito importante que as entidades busquem construir, a exemplo do que vem sendo feito do Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, uma coordenação(coordenação, comitê, assembleia, a forma não importa, importa o conteúdo) para as lutas que estão em curso, envolvendo todas as entidades e organizações que queiram lutar. A disposição de luta é fundamental, mas sem organização não iremos longe.  

São Paulo, 21 de junho de 2013 
CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular 
Espaço de Unidade de Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário