quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ato Nacional de 20 de junho - Hoje vai ser muito maior!

Nas ruas contra o aumento das passagens, a violência e por mais investimentos em saúde e educação.

Foto de Jonathan Lins - G1/AL

Junho de 2013 definitivamente entrará para história de nosso país. Em menos de um mês a sociedade brasileira fez coisas que há décadas não se via – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Alagoas, e tantas outros estados, pararam por horas diante da força de milhares de pessoas mobilizadas para lutar contra os aumentos das passagens e contra a repressão policial.

Um movimento que começou pequeno, localizado e com pautas específicas, hoje se estendeu por um país de dimensões continentais, levantando sua voz contra a precarização dos serviços públicos, a violência policial e o descaso dos governantes.

Os atos não param de crescer, ocuparam o cotidiano de todos, obrigaram a grande mídia e os Governos a reconhecerem sua legitimidade e voltarem a trás em seus ataques ideológicos. Mostramos que somos maiores que os interesses dos empresários da copa. Afirmamos que dela abrimos mão, pois os brasileiros exigem passe livre, saúde e educação e não pretendem sair das ruas de mãos vaziais. No Rio e em São Paulo, já conseguimos uma grande vitória, o aumento foi revogado. E essa vitória abrirá caminho para mais conquistas. 

Total solidariedade a família do jovem atacado por ter coragem de lutar

Nós da CSP – CONLUTAS – Central Sindical e Popular repudiamos a atitude violenta do homem que disparou contra um jovem manifestante no ato da última segunda-feira (17.06) em Maceió. Exigimos uma resposta à altura da agressão – um ato racista que mais uma vez ataca a juventude negra e da periferia. No mês onde foi se chegou a aterrorizante marca de mais de 100 mortes em menos de seis meses, este crime só vem demonstrar a situação de violência que os governos dos usineiros – hoje, através de Teotônio Vilela – deixaram nosso estado. 

Na terra de Zumbi dos Palmares, os trabalhadores estão em luta

Vivemos em um dos estados mais carentes da nação, possuidor dos piores índices sociais, estamos no topo da lista dos locais mais violentos, sofremos com o racismo, o machismo e a homofobia. A juventude alagoana, que tanto sofre com essa realidade,  está dando mostra de coragem e vai às ruas em defesa de seu direito de estudar, de sair de casa em segurança e se organizar.

No dia 17/06, foram mais de cinco mil pessoas tomando a principal avenida de Maceió. Um movimento com cara de juventude, puxado por nossos filhos, sobrinhos, nossos estudantes e jovens trabalhadores que agora se negam a se calar. 

Aliança entre Trabalhadores e Juventude

Apesar de ter como vanguarda a juventudes, os atos contra o aumento da passagem e a Frente em Defesa do Passe Livre em Maceió não são resumidos a este setor. 

A pauta do passe livre, do transporte público de boa qualidade, é um direito de todos, uma pauta que diz respeito aos trabalhadores que utilizam transporte publico diariamente, que todo mês tem parte significativa de seu salário comprometida com passagens e sequer tem acesso a condições dignas de transporte em condições péssimas. Diz respeito aos rodoviários, categoria que sofre com os interesses dos empresários do ramo que aumento seus lucros a base da superexploração destes trabalhadores.

Portanto, é dever de cada trabalhador, cada sindicato e central, do movimento sindical, dos movimentos da terra e demais estarem presentes e fortalecer o movimento. Por isto, nós da CSP-CONLUTAS estamos construindo a Frente em Defesa do Passe Livre em Maceió e estaremos presente em todos os atos, levando nossos trabalhadores para lutar ao lado da juventude. 

Convocamos as demais centrais, como a CUT e a CTB, a mobilizarem seus sindicatos e bases para se fazerem presentes massivamente e construir em unidade essa mobilização. Cabe ao movimento sindical estar presente, levar sua bandeira classista e denunciar os empresários. 

Passe livre Já!
Tarifa zero nos fins de semana
Por um transporte estatal, público, gratuito e de qualidade. 
Chega de gastar dinheiro com Copa e Olimpíada e mais investimento na saúde e educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário