quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Comitê alagoano “O petróleo tem que ser nosso” será lançado amanhã (19/06)


Nacionalmente, têm sido criados comitês contra os leilões do petróleo brasileiro. Em Alagoas, o Comitê “O petróleo tem que ser nosso” será lançado nesta quinta-feira (19/09), com a perspectiva de organizar mobilizações no estado para cancelar os leilões. O evento acontecerá às 18h30, no auditório do Sindipetro AL/SE (Rua do Imperador, 389, Centro). Ocorrerá a exibição do filme “Ouro Negro”. E, em seguida, será realizado um debate sobre “Geopolítica do Petróleo”, com a participação do geólogo da Petrobrás e dirigente do Sindipetro AL/SE, Dalton Francisco dos Santos. Essa é uma iniciativa do Sindicato dos Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE), com o apoio da Central Sindical e Popular – Conlutas/Alagoas (CSP – Conlutas/AL) e da Federação Nacional de Petróleo (FNP).

A organização desses comitês foi impulsionada pelo anúncio da 12ª rodada de leilões do petróleo, prevista para o dia 21 de outubro. Dessa vez, governo Dilma (PT) venderá o Megacampo de Libra, na Bacia de Santos. Essa área de exploração petrolífera é considerada a maior descoberta da camada pré-sal brasileira, possuindo um valor estimado em R$ 3 trilhões. Porém, de acordo com o Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-Econômicos (Ilaese), a expectativa é que o campo seja vendido por 0,1% de seu valor (R$ 3 bilhões). Os compradores são as famílias Rockefeller e Rothschild, donas das quatro maiores indústrias petroleiras do mundo.

 “Se toda a riqueza do petróleo brasileiro ficasse para o povo brasileiro e não para as multinacionais nesses leilões, nós poderíamos garantir 10% do PIB para a educação, 6% do PIB para a saúde, 2% do PIB para os transportes públicos. Ia garantir saúde, educação e transporte de forma pública, estatal e de qualidade para todo o povo. Estão deixando grande parte da riqueza ir pro estrangeiro. Não podemos permitir isso. Temos que garantir que toda a riqueza do petróleo seja usada para o bem e para o desenvolvimento do Brasil”, explica Nazareno Godeiro, coordenador do Ilaese.

Outro motivo para ser contra a venda é o aumento do preço dos combustíveis. De acordo com o Sindipetro AL/SE, o petróleo descoberto na camada pré-sal poderia baratear o preço do litro da gasolina vendida no Brasil. Calcula-se que o tanque de um automóvel que tem a capacidade de receber 45 litros seria cheio com menos de um real.

“Todos os movimentos sociais, as entidades estudantis e trabalhadoras devem se somar ao comitê. Cabe à população barrar esse ataque à soberania nacional”, convida Paulo Bob, dirigente da CSP – Conlutas/AL. O comitê espera realizar uma manifestação no dia 3 de outubro. Esse ato será organizado nacionalmente pela FNP e coincide com o aniversário de 60 anos da Petrobrás.

Serviço: Lançamento do Comitê “O petróleo tem que ser nosso de Alagoas”, na quinta-feira (16/09), às 18h30, no auditório do Sindipetro AL/SE (Rua do Imperador, 389, Centro). Será exibido o filme “Ouro Negro” e realizado um debate sobre “Geopolítica do Petróleo”, com a participação do geólogo da Petrobrás e dirigente do Sindipetro AL/SE, Dalton Francisco dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário