segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O grito dos excluídos em Maceió



O sete de setembro foi mais um dia de manifestações em todo o país. Em Maceió, cerca de trezentas pessoas participaram do 19º Grito dos Excluídos. Elas exigiam o fim do extermínio da juventude negra e pobre, a reforma agrária e o fim dos leilões do petróleo.

O ato iniciou-se com oficinas de agitação pública e propaganda, realizadas em frente ao Clube Fênix Alagoana. Após as oficinas, os manifestantes bloquearam a Avenida da Paz e interromperam o desfile cívico-militar. Eles queriam participar do desfile. O BOPE foi acionado para conter os manifestantes e o governador Teo Vilela (PSDB) cancelou o evento.

Apesar do cancelamento, a manifestação desfilou na Avenida da Paz. O Bloco da Esquerda Antigovernista destacou-se no ato, criticando a política econômica da presidenta Dilma (PT), do governador Teo Vilela (PSDB) e do prefeito Rui Palmeira (PSDB) e exigindo uma verdadeira independência do Brasil. Nesse sentido, houve a denúncia dos leilões do petróleo, que entregam a exploração desse setor a multinacionais.O Sindipetro/AL-SE, o Sindjus/AL, a Oposição dos Rodoviários, a Conlutas/AL, o PSTU, o MML/AL, a ANEL/AL, entre outros movimentos sociais, compuseram o bloco.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário