segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sururuzada do Fora Teo no dia da Emancipação Política de Alagoas


O dia da emancipação política de Alagoas foi de sururuzada. Na manhã dessa segunda-feira (16/09), a CSP-Conlutas/AL, o DCE/UFAL, a ANEL/AL e o MML/AL organizaram a distribuição de sururu em protesto contra os gastos milionários do governador Teo Vilela (PSDB) com refeições oficiais e contra o descaso com Alagoas, que tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Cerca de duzentas participaram do ato irreverente na Praça Marcílio Dias, no bairro do Jaraguá.

“Essa atividade é um contraponto ao governo do estado, que gastou mais de R$ 10 milhões em comida, e tem a previsão de gastar R$ 40 milhões até o ano que vem. Esse gasto absurdo é feito em detrimento da saúde, da educação e da segurança pública. Somos o segundo estado em que mais mulheres são assassinadas, e faltam políticas públicas direcionadas a elas, como delegacias e assistência psicológica”, explicou Paulo Bob da CSP-Conlutas/AL.

A unidade entre trabalhadores e estudantes foi destacada por Luciane Araújo, da ANEL/AL, “É muito importante a participação nesse ato dos estudantes junto aos trabalhadores.  As pautas da classe trabalhadora também são nossas.  Estamos aqui por causa da situação da educação no estado. Um exemplo são os monitores, que substituem os professores, sofrendo com a precarização do seu trabalho. Por isso, a ANEL/AL aprovou, na sua última Assembleia Estadual, a realização de um abaixo-assinado exigindo um concurso público para professores. Esse abaixo-assinado começará semana que vem”.

Paulo Bob reiterou que os problemas sociais apontados pelo protesto se também se relacionam a política econômica do governo federal, “Para melhorar a saúde, a educação, a segurança, precisamos de mais investimentos, inclusive federais. Esses investimentos poderiam ser pagos através da exploração do petróleo nacional. Ao invés disso, a Dilma leiloa o petróleo, entregando a exploração a multinacionais por preço de banana”. Paulo Bob explicou que na quinta-feira (19/09), às 18h30min, no Sindipetro, será lançado o Comitê “O petróleo é nosso” de Alagoas, para lutar contra a privatização e defender a soberania nacional.

O ato foi finalizado com a distribuição de panfletos durante o desfile comemorativo da Emancipação Política alagoana, realizado no bairro do Jaraguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário