terça-feira, 3 de setembro de 2013

O dia 30 de Agosto em Alagoas

Dia 30 de agosto foi mais um dia nacional de lutas, com paralisações e mobilizações. Puxado pelas centrais sindicais, em todo o Brasil tivemos relatos de importantes movimentações neste dia. Em Alagoas não foi diferente, a CSP-Conlutas esteve encampando as principais paralisações do dia.

O Sindipetro AL/SE organizou a maior paralisação já feita no Polo Industrial José Aprígio Vilela Filho, de Marechal Deodoro. “Mais de mil operários suspenderam suas atividades. Começou com a Braskem, mas depois se espalhou para as outras vinte fábricas”, destacou Paulo Bob, da CSP-Conlutas AL. Os trabalhadores questionavam os ataques feitos pelos governos Dilma (PT), Teo Vilela e Rui Palmeira (ambos PSDB) a seus direitos. Exigiam o fim dos leilões de petróleo, segurança no trabalho, a retirada do fator previdenciário e do PL 4330. 

Ainda em Marechal Deodoro, trabalhadores ambulantes, que trabalham na Praia do Francês, bloquearam a AL 101/Sul. O ato foi contra a restrição de suas atividades, imposta pela Prefeitura. Com o ato, que teve a participação da CSP-Conlutas, os trabalhadores ambulantes foram recebidos pelo Secretario de Finanças de Marechal Deodoro e pelo Chefe de Gabinete da prefeitura; na reunião os representantes da prefeitura afirmaram que colocariam banheiros químicos na região da Praia do Francês (o que já foi feito), e que haveria outra reunião para debater a questão das ameaças sofridas pelos trabalhadores.

A paralisação também aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os técnicos administrativos também paralisaram suas atividades. A categoria protestou contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, pela não privatização do Hospital Universitário. 

Durante a tarde, os trabalhadores se reuniram para o ato que fechou o grande dia nacional de lutas. Cerca de 500 pessoas participaram da manifestação que mostrou a força da organização dos trabalhadores. 

Na coluna antigovernista, a CSP-Conlutas agitou palavras contra os governos municipal (PSDB), estadual (PSDB) e federal (PT). "Estamos aqui para gritar que somos contra todos os ataques que estes governos fazem aos trabalhadores. Este 30 de agosto é a prova de que precisamos e de que sempre estaremos na luta", destacou Lyllia Rojas, da CSP-Conlutas/AL.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário