domingo, 7 de abril de 2013

Dia mundial da Saúde: dois atos e uma só luta?


Dia mundial da Saúde: dois atos e uma só luta?

A luta em defesa da saúde pública terá dois atos em Maceió. Pode parecer bom duas manifestações contrárias às privatizações, mas olhando com mais cuidado não é. Os dois atos poderiam ser um só, bem maior e, portanto, mais combativo, mostrando a força e somando unidade num dia tão importante. Infelizmente, o ato que ocorrerá dia 09 de abril às 08 horas, no Calçadão do Comércio, realizado há alguns anos em todo o país pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde não contará com a Central Única dos Trabalhadores em Alagoas.

Por que a CUT não quis um ato unificado?

A CUT realizará um ato no mesmo local e horário no dia 08 de abril em defesa da saúde pública e pela revogação das Organizações Sociais (OS's), sobre a qual o Partido dos Trabalhadores (PT) – principal partido da CUT – entrou com uma Ação direta de Inconstitucionalidade em 1998 junto ao PDT. A Central constrói também o Comitê Alagoas pela Revogação das OS's.

Embora no passado a CUT tenha sido uma grande aliada do SUS, desde quando o PT chegou à presidência do país, essa central vem protagonizando um papel contrário à defesa da saúde pública e a outros direitos fundamentais dos trabalhadores, a exemplo da proposta do Acordo Coletivo Especial (ACE).

Os projetos de privatização da saúde pública em nível federal não são poucos e continuam em marcha: Lula com as Fundações Estatais de Direito Privado (FEDP) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH); e Dilma dando prosseguimento à privatização dos Hospitais Universitários, a uma política de favorecimento dos Planos de Saúde e de desmantelamento do SUS como um todo pela mais nova medida de Subsídios aos Planos de Saúde. Até na sua Política de Drogas, através do Plano Crack, Dilma injeta a lógica privatista.

Na prática, as FEDP e a EBSERH são a mesma coisa que as OS´s do PSDB. No entanto, parece que a CUT só enxerga a privatização quando é o PSDB que a implanta. Quando vêm dos governos petistas, apóia os projetos nefastos contrários à saúde dos(as) trabalhadores(as). Não há crítica alguma à privatização à la PT, como o desmantelamento dos HU's!  

A CUT deveria estar junto com o Fórum em Defesa do SUS e a demais entidades somando no ato unificado do dia 09 de abril. Contudo, para esconder as privatizações da saúde levada a cabo pelo PT de Lula e agora Dilma se isola no dia 08.

Estaremos com os trabalhadores no ato do dia 09 de abril!

A CSP-Conlutas estará junto dos(as) trabalhadores(as) no ato do dia 09/04. Junto com os que lutam contra todo e qualquer ataque à saúde pública. Lutando contra as privatizações do PSDB em Alagoas e do PT no Brasil. Por isso, convocamos todos(as) para somarem-se conosco nesta luta do dia 09/04, engrossando o ato da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, onde nenhum ataque à saúde dos(as) trabalhadores(as) será poupado.

CSP-Conlutas/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário